Descupinização

Como começa uma infestação por cupins

Descupinização

Os cupins são insetos que destroem silenciosamente móveis e estruturas de madeira. Sabe aqueles bichinhos alados que entram no ambiente e ficam voando embaixo da luz?

Na verdade são cupins com asas, que vão acasalar e formar um ninho. É importante eliminá-los logo nesse estágio.

Porém, algum pode escapar, perder as asas e se encaminhar para o objeto que contém celulose mais próximo. A descupinização é o serviço de controle de cupins.

A partir desse momento, eles podem trabalhar em silêncio construindo seu império. Você só percebe aqueles sinais clássicos do cupim, como o pó, tempos depois de iniciada uma infestação.

A importância do tratamento precoce

Dependendo do caso, pode ser tarde demais. Os cupins não são insetos fáceis de controlar!

Se o tratamento for feito de maneira errada, algumas espécies migram para outro ponto, aumentando os focos de infestação. Por isso, a descupinização deve ser realizada por uma empresa especializada.

Os cupins em si não causam doenças, mas podem aumentar reações alérgicas de pessoas sensíveis, por exemplo.

Descupinização

Algumas colônias têm centenas de indivíduos. Já outras podem contar com milhares de cupins.

Ao menor sinal deles, chame a Termitek para indicar qual o melhor método para a descupinização. De acordo com a espécie, existem tratamentos diversos e mais eficientes dependendo da situação.

Os profissionais da Termitek iniciam o trabalho de descupinização em todo o estado de São Paulo através do diagnóstico da situação, para identificar o nível da infestação, a espécie e seus hábitos.

Então é importante saber que o tempo é um grande inimigo. Quanto mais tempo passar e tratamentos errados forem realizados, maior a chance das colônias de cupins migrarem para outro local ou mesmo se fortalecer e aumentar.

Isso resultaria em um tratamento mais demorado, difícil e consequentemente mais caro.

Os tratamentos para cupins que fornecemos

Trabalhamos com dois tipos de tratamentos para controle de cupins:

Tratamentos químicos

Tratamento de jardins, floreiras e árvores

Jardins, floreiras e as arvores são os locais que os cupins após a revoada se instalam e formam ninhos.

Para proteger árvores e arbustos da ação dos cupins, nossa equipe realiza a aplicação de produtos cupinicidas no entorno das plantas atacadas.

Jardins e floreiras suspensas também são tratadas para eliminar colônias formadas nesses locais.

  • Efeito fisiológico positivo nas plantas
  • Baixo odor
  • Produto seguro e com baixa volatilidade

Tratamento dos madeiramentos fixos nas estruturas do imóvel

Madeiras são a principal fonte de alimentos (celulose) dos cupins. No Brasil, temos tradição de utilizarmos muita madeira em peças e estruturas de decoração, como batentes e guarnições de portas e janelas, gabinetes de cozinha e banheiros,pisos, rodapés, armários embutidos entre outros. A maioria dessas peças são peças fixas a estrutura da alvenaria tornando fonte de alimentos dos cupins.

A descupinização nessas peças é realizada através da injeção da calda inseticida na interface entre o madeiramento e alvenaria, onde serão feitos pequenos orifícios.

  • Produto seguro e com baixa volatilidade
  • Baixo odor
  • Efeito residual prolongado

Barreira química ou tratamento de solo

Neste processo de tratamento, a descupinização consiste na aplicação de calda inseticida através de valetas escavadas ao longo do perímetro externo ou em perfurações feitos com intervalos regulares, objetivando formar uma barreira química protetora sem falhas no solo.

O princípio ativo é o imidacloprido produzido pela BAYER, thiametoxan, fabricado pela SYNGENTA ou fipronil fabricado pela BASF.

  • Novo modo de ação
  • Boa adsorção e mobilidade no solo
  • Baixíssima toxicidade para mamíferos
  • Excelente biodisponibilidade

Polvilhamento

Utilização de inseticida em pó seco, aplicado com equipamento apropriado (polvilhadeira) em instalações elétricas, fendas, frestas, rodapés e outros locais que sirvam de passagem e abrigo aos insetos.

  • Resistente a água
  • Excelente residual
  • Alto poder de penetração

O Sistema Sentricon

Sistema Sentricon de controle de cupins

Sentricon é o único método de combate aos cupins que elimina as colônias! Enquanto o sistema estiver instalado e monitorado, a proteção contra cupins está garantida.

Seu modo de ação é completamente diferente, interferindo na ecdise dos cupins!

  • Barreiras químicas apenas reduzem a população de cupins, mas não atacam o verdadeiro problema, que são as colônias.
  • Barreiras químicas perdem seu efeito com o passar do tempo. Já o Sentricon, uma vez instalado, forma um anel de proteção permanente.
  • Cupins preferem a isca Recruit HD (presente no Sentricon) do que madeira.

Clique aqui e conheça mais sobre o sistema Sentricon

Perguntas frequentes sobre cupins

Vou construir num bairro com muitos problemas de cupim. Como posso prevenir contra esta pragas?

Sim, pode ser realizado um tratamento preventivo, desde os alicerces e fundações. Voce pode contratar a Termitek para acompanhar a obra e realizar intervenções preventivas. Outra alternativa e realizar o tratamento preventivo com o Sentricon após a conclusão da obra.

Esta aparecendo um montinho de pó no meu armário, como resolver este problema?

Provavelmente esta com infestação de cupim de madeira seca. Os métodos de controle podem ser de injeção e pincelamento. Ao solicitar uma visita técnica poderá ter uma melhor avaliação da extensão e melhor solução de tratamento

Esta aparecendo um túnel de terra saindo do conduíte. Pode ser cupim?

Provavelmente esta com infestação de cupim de solo ou subterrâneo. O tratamento requer o conhecimento da praga, para traçar a melhor estratégia de controle.

Como é o pó de cupim

Cupim de madeira seca e brocas mostram entre os vestígios a presença de pó. Normalmente o pó das brocas tem um aspecto mais fino, se esfarelando ao esfregar entre os dedos. O pó de cupim de madeira seca tem um aspecto mais granulado, são se desmanchando ao esfregar entre os dedos.

O que fazer quando o cupim ataca o MDF

Atualmente existem 2 técnicas de combate e tratamento aos cupins subterrâneos ou cupim de solo. Uma forma de tratamento é a utilização de inseticidas ou cupinicidas. Outra técnica de tratamento, menos invasiva e ecologicamente correta e a utilização de um sistema de iscas chamado de Sentricon. Ambos os processos de tratamento devem ser realizadas por empresas especializadas, por utilizarem produtos químicos e de uso profissional.

Qual é o melhor veneno para matar cupins

Existem inúmeros princípios ativos e marcas comerciais registrados na Anvisa para o tratamento contra cupins. A diferença dos resultados está na capacitação dos profissionais e a forma e local de aplicação dos produtos. Por utilizar produtos que oferecem riscos a saúde, todo tratamento deve ser realizada por empresas profissionais devidamente licenciadas pela autoridade sanitária ou ambiental.

Como é feita a dedetização para cupim

A dedetização para controlar o cupim deve ser realizada por profissionais devidamente treinados e capacitados, por estar manipulando e aplicando inseticidas. Na dedetização, o profissional deve estar devidamente uniformizado com EPI para realizar o tratamento.

Quanto tempo dura uma descupinização

O tempo de execução de um tratamento varia muito da envergadura do tratamento, porém normalmente ela deve durar de 1 a 2 anos. Isso pode variar de acordo com alguns fatores (tamanho do imóvel, locais a serem tratados, dificuldade de acesso aos locais a serem tratados, entre outros). Quando você faz o serviço com empresas sérias esse tempo sempre será alto e possuirá garantia!

Precisando de Descupinização ? Nós podemos te ajudar! Ligue para (11) 3876-8500 ou clique no fale conosco

Ainda tem dúvidas sobre cupim ?

Os profissionais da Termitek estão capacitados para realizar um diagnostico e oferecer o tratamento mais adequado para o combate aos cupins.

Como abordado no espaço dedicado ao controle de cupins, não há ser humano que não fique angustiado só de imaginar que seu imóvel pode ser atacado por esses insetos. Com fama de indestrutíveis, embora sejam frágeis, essas espécies se caracterizam pela organização e ação solidária dentro de suas colônias.

Se quiser conhecer mais sobre essa praga, visite a página que contém informações técnicas sobre o cupim.

Fale conosco

Nosso atendimento é em todo o estado de São Paulo, com equipes técnicas especializadas distribuídas por todo o interior, litoral e capital.

Central de vendas

Ou envie uma mensagem


    A UNIPRAG está presente em todo Brasil

    Conversar
    Precisa de ajuda?