Controle de pragas de grãos armazenados

O controle de praga de grãos é um serviço necessário para evitar prejuízos na agricultura e nos locais de armazenamento de grãos.

Todo ano, há milhões em prejuízos por falta de cuidado na hora de limpar, desinfetar e tratar galpões e depósitos para o recebimento de grãos como cereais, arroz, milho, entre outros.

A FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) estima que cerca de 30% dos grãos produzidos pelo mundo são desperdiçados – e grande parte deles são causados pelo ataque das pragas. Apenas por curiosidade, um rato causa prejuízos superiores a quantidade de alimento que ele ingere.

O controle de praga de grãos é um grande desafio para a indústria alimentícia no mundo todo.

Talvez o principal desafio seja identificar corretamente a origem da contaminação das pragas, que pode ser originário de diversos pontos, inclusive do próprio produto que a unidade esteja recebendo.

Os principais problemas que as pragas de grãos causam são: redução do material, aquecimento do produto, aumento de microorganismos e atratividade de outras pragas.

Não adianta eliminar apenas as pragas que você consegue ver facilmente, aliás isso normalmente significa que você tem (ou terá brevemente) uma infestação de pragas dos grãos. O controle de praga de grãos é essencial para esse tipo de negócio e possui etapas importantes que devem ser cumpridas para evitar que o problema aumente e retorne.

As etapas do Controle de Pragas de Grãos

Conhecimentos dos processos

Deve ser analisado todo o caminho que o grão faz desde sua chegada até sua retirada.

Esses detalhes podem ser importantes para descobrir a origem do problema. Dessa forma são identificados os pontos de acesso e abrigo das pragas.

Limpeza e higienização

Nessa etapa são eliminados os focos da infestação de maneira adequada. Após a limpeza, é realizado um tratamento químico periódico de longa duração, para evitar reinfestações de insetos e animais.

Um dos tratamentos realizados é o expurgo, usando produto à base de fosfina. As pragas que mais atacam os grãos são: besouros e traças.

Proteção do grão com inseticidas

Após limpeza e secagem, se os grãos forem armazenados por períodos superiores a 90 dias, devem receber tratamento preventivo no controle de praga de grãos. Estes inseticidas possuem origem química ou natural.

Precisando de Controle de pragas de grãos armazenados ? Nós podemos te ajudar! Ligue para (11) 3876-8500 ou clique no fale conosco

Proteção integrada para você

Para uma proteção ainda maior, você pode escolher o Controle Integrado de Pragas, que realiza o monitoramento constante de pragas de grãos e outras pragas que podem causar prejuízos no material armazenado.

Com o controle de praga de grãos, você tem total segurança para o seu produto e evita contabilizar prejuízos que essas pequenas pragas podem causar.

Fale conosco

Nosso atendimento é em todo o estado de São Paulo, com equipes técnicas especializadas distribuídas por todo o interior, litoral e capital.

Central de vendas

Ou envie uma mensagem


    A UNIPRAG está presente em todo Brasil

    Precisa de ajuda?