Os ratos são pragas urbanas perigosas e incômodas
Muitas dessas chegam até a ser fatais para os humanos, logo a presença desses animais é um risco para as pessoas. Entender seus hábitos e o que pode favorecer sua proliferação em um ambiente é essencial para combatê-los de forma eficaz.
Tomar atitudes de prevenção no cotidiano junto à realização periódica de um serviço de dedetização profissional (desratização) é a melhor forma de manter-se protegido contra os ratos
Fatores que podem ser responsáveis pelo surgimento desses animais são:
- Lixos acumulados ou vedados incorretamente;
- Cheiros ruins em excesso;
- Restos de alimentos jogados pelo chão;
- Alimentos de animais domésticos à vista;
É essencial cuidar do espaço para evitar a presença dos ratos, visto que estes podem causar prejuízos diversos, desde a destruição de estruturas do imóvel e fiações roídas que podem causar incêndios, até alimentos infectados.
Normalmente quando se escondem em residências e comércios estes buscam por locais como fundos de armários, frestas, embaixo de eletrodomésticos e outros.
Seus ambientes favoritos são sempre os úmidos, escuros e que sejam razoavelmente aquecidos.
O maior risco da presença dos ratos é caso estes passem despercebidos e comecem a se reproduzir dentro do imóvel. Isto pode ser considerado um problema visto que a gestação desses animais dura por volta de 20 dias e eles têm em média 12 filhotes por ninhada.
Ou seja, não proteger seu imóvel pode fazer com que seu espaço torne-se um verdadeiro abrigo para inúmeros ratos.
Portanto, é essencial que uma empresa qualificada de dedetização seja contratada para aplicar métodos de controle adequados contra os ratos.