As traças podem estar silenciosamente destruindo a sua roupa
As traças são pragas domésticas comuns de serem encontradas em casa. Existem 3 tipos de traças que danificam objetos diferentes: traças de roupas, de papéis e livros e de comida.
Na fase larval, elas ficam em um casulo e podem ser encontradas nas paredes dos ambientes.
Essas pragas vivem em locais úmidos e seus nutrientes vêm de matéria orgânica vegetal. Tudo que contenha celulose pode ser atacado pelas traças. O inseto pode viver até 4 anos.
Se você acumula papéis e objetos em casa, saiba que elas podem estar entre suas folhas, já que o ambiente sujo com poeira é favorável a sua proliferação.
Os sinais de que existem traças em seu ambiente são:
- Pequenos buracos em objetos que contenham celulose em sua composição;
- Roupas com poeira, descoloridas ou com cheiro de mofo;
- Teias nos cantos de paredes, caixas, quartinhos e armários, por exemplo.
Apesar de danificarem objetos, as traças não oferecem risco à saúde humana. Acabar com traça de parede ou traça doméstica é um desafio! É terrível encontrar casulos pelas paredes, ou levantar uma caixa que está tomada por traças.
Ninguém gosta de ter invasores indesejados no ambiente.
Biologia das traças
AS TRÊS ESPÉCIES DE TRAÇAS MAIS COMUNS NO BRASIL SÃO:
Traças de roupas
A traça das roupas nada mais é do que uma mariposa. Formam casulo enquanto se alimentam, podendo ficar na parte interna dele. Os insetos voam pouco e não são atraídos pela luz. Quando as traças estão prontas para a fase de pupa, elas procuram buracos ou frestas para se abrigar.
Tamanho: Até 16mm de comprimento
Cor: marrom claro, cinza ou branca
Formato: corpo alongado
Nome popular: traça das roupas
Reino: Animalia
Ordem: Lepidoptera
Classe: Insecta
Espécie: Tineola bisselliela
Família: Tineidae
Filo: Arthropoda
DIETA: As traças de roupas se alimentam de roupas de fibra natural ou com tecidos que contenham suor, restos de comida e secreções humanas.
HABITAT: Locais como museus, bibliotecas, tecelagens, armários, entre outros locais que contenham condições favoráveis com temperatura alta, umidade e sujeira.
IMPACTO: As traças de roupa não fazem mal para a saúde humana, mas podem destruir livros, roupas e outros objetos que contenham celulose.
PREVENÇÃO: Não guardar roupas usadas (deixar ventilar ou lavar), limpar frequentemente os armários, não misturar roupas limpas com sujas, evitar acúmulo de poeira e entulhos.
Traças de livros
A traça de livros, ou traça prateada, é raramente encontrada na natureza, habitando centros urbanos. O inseto não possui asas. As traças de livros dificilmente destroem roupas e outros produtos de origem animal. Existe há cerca de 300 milhões de anos. Não possuem casulo, já saindo dos ovos com o formato adulto.
Tamanho: Até 13 mm de comprimento
Cor: cinza prateado
Formato: corpo alongado
Nome popular: traça de livros
Reino: Animalia
Ordem: Thysanura
Classe: Insecta
Espécie: Lepisma saccharina
Família: Lepismatidae
Filo: Arthropoda
DIETA: As traças de livros se alimentam de substâncias com excesso de proteínas, amido e açúcar. Alguns objetos consumidos por ela são: colas, encadernação de livros, açúcar, cabelo, sujeira, descamações da pele humana.
HABITAT: Odeiam luz, procuram ambiente com umidade e se escondem em locais como estantes, armários, sofás, rodapés e outros locais que possam ter acesso fácil.
IMPACTO: Destroem livros e documentos. Raramente atacam roupas de lã e outros produtos de origem animal. Quando aparecem em bibliotecas, pode ser necessário controle periódico.
PREVENÇÃO: Controlar os pontos de umidade, evitar acúmulo de papéis e entulhos, eliminar buracos e frestas, inspecionar novos documentos/papéis/livros que chegam pois as traças podem se esconder entre as folhas, limpar os papéis periodicamente.
Traças de grãos
A traça dos grãos, ou traça dos cereais, ataca grãos inteiros, afetando seu peso e qualidade. Causa grande destruição nas lavouras. Pode danificar também as farinhas, causando inutilização do produto pronto para o consumo.
Você já deve ter encontrado este inseto em uma embalagem na sua despensa. Se você deixá-lo se desenvolver, saiba que os outros pacotes serão contaminados.
Tamanho: Até 6 mm de comprimento
Cor: cinza prateado
Formato: corpo alongado
Nome popular: traça de grãos
Reino: Animalia
Ordem: Lepidoptera
Classe: Insecta
Espécie: Sitotroga cerealella
Família: Gelechiidae
Filo: Arthropoda
DIETA: As traças retiram seus nutrientes de sementes, grãos ou alimentos prontos para consumo.
HABITAT: Despensas, armários, embalagens de alimentos, lavouras.
IMPACTO: São grandes destruidoras de lavouras e também de alimentos prontos para o consumo, pois após a infestação, contaminam a embalagem inteira.
PREVENÇÃO: Não deixar pacotes abertos ou furados no armário, armazene grãos em potes de vidro, limpe sempre a despensa, inspecione as embalagens antes de levá-las para casa.
Ciclo de vida das traças
As traças possuem 4 fases de desenvolvimento: larva, pupa com casulo, pupa sem casulo e adulto. A traça pode se proliferar durante todo o ano. Porém, seu ciclo é acelerado nos períodos mais quentes, de primavera e verão.
Após a reprodução, a fêmea coloca seus ovos em um local protegido como frestas e buracos dentro do ambiente. A traça pode colocar de 50 a 150 ovos.
Os ovos podem ser depositados também em locais de nutrição das traças, pois as larvas vão se alimentar desse material. A fêmea morre alguns dias depois pois utilizou muita energia e não possui aparelho para se alimentar. O período da fase larval é variado – de meses a anos.
Na fase de larva é que os insetos destroem objetos e materiais no seu ambiente. Ela come tudo que encontra até se transformar para sua última etapa de vida: traça adulta.
Dicas para evitar a infestação de traças
Limpe frequente os ambientes
As traças se alimentam de resíduos orgânicos, poeira e outros materiais que são originados de ambientes sujos. É importante manter a limpeza em dia.
Descarte objetos não utilizados
O acúmulo de objetos em um armário, quartinho ou galpão é ambiente altamente favorável para a proliferação das traças.
Não armazene roupas sujas no armário
O suor é uma das secreções humanas preferidas das traças. É importante sempre deixar as roupas ventilando, ou, se estão realmente sujas, colocar para lavar imediatamente.
Embale roupas pesadas em embalagens plásticas
Uma forma de proteger as suas roupas é mantê-las bem vedadas sem nenhum acesso para as traças causarem a sua destruição.
Deixe o ambiente ventilado
Temperaturas altas e locais abafados atraem e aceleram o ciclo de vida dos insetos. O ideal é que o local circule ar constantemente.
Nem sempre os buracos na roupa podem ser sinal de traças, mas se você vir uma espécie passeando pelo seu armário pode apostar que existe uma infestação. Se receitas caseiras não ajudarem, conte com serviço especializado de controle de pragas, através das controladoras de vetores e pragas urbanas.
Curiosidades sobre as traças