Mosquitos e pernilongos são transmissores de doenças sérias
Os mosquitos podem parecer insetos alados inofensivos. Afinal, muitas vezes você nem percebe a picada deles. Porém, eles são os maiores transmissores de doenças do mundo. De pouso em pouso eles fazem vítimas, até em uma mesma família. Além disso, não te deixam dormir à noite.
Não é seguro deixá-los soltos por aí! Algumas doenças transmitidas por mosquitos são: dengue, zika, chikungunya, malária e febre amarela. Através de vírus, bactérias, fungos eles podem derrubar um homem e até levá-lo à morte. É importante o controle de mosquitos para equilíbrio do ecossistema.
Saiba que nem todos os mosquitos são transmissores de doenças, só aqueles que se encontram contaminados com os agentes patógenos. Mas é melhor não arriscar! Uma simples picada pode virar um pesadelo!
O controle de mosquitos é questão de saúde pública.
Por isso, nos meses que ocorrem a mais alta incidência dos insetos e de casos de doenças relacionados a eles, o Ministério da Saúde faz campanhas nacionais para conscientizar a população sobre os cuidados para evitar mosquitos como o Aedes aegypti.
Um conjunto de ações corretivas e preventivas é a melhor solução para o combate de mosquitos e pernilongos. Fique livre de doenças adotando práticas adequadas que vão evitar a proliferação destes insetos alados.
Biologia do Mosquito
AS 3 ESPÉCIES DE MOSQUITOS
MAIS COMUNS NO BRASIL SÃO:
Mosquito Pernilongo
Tamanho: De 3 a 4 mm de comprimento
Cor: marrom
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe:Insecta
Ordem: Diptera
Família: Culicidae
Espécie: Culex Quinquefasciatus
DIETA: Os machos se alimentam de frutas e néctar das flores. Já as fêmeas são hematófagas, se alimentando de sangue.
HABITAT: O Culex é um mosquito que prefere ambientes sujos como as águas dos esgotos, por exemplo, que possuem baixo teor de oxigênio e alta carga de matéria orgânica para depositar os seus ovos. Quando adultos, se escondem atrás de móveis, ambientes como banheiros e locais úmidos e escuros.
IMPACTO: Os sintomas de uma picada do mosquito são: coceira e vermelhidão. Se o inseto estiver contaminado, pode transmitir doenças como filariose.
PREVENÇÃO: Instalar barreiras físicas como tela de proteção nas janelas, evitar manter frestas e buracos abertos, eliminar depósito de água suja e parada, utilizar repelentes e roupas compridas no período de “caça” do mosquito: a partir das 18h.
Mosquito da dengue
Mosquito que dispensa apresentações, ele é o mais famoso da turma. Em janeiro/fevereiro são certas matérias nos jornais sobre a principal doença que ele transmite: a dengue. Como o Culex, o Aedes só transmite a doença se estiver contaminado.
Não há como exterminar os mosquitos, mas é possível controlar a sua população. Diferente do Culex, possuem hábitos diurnos, mas podem ser observados também durante à noite. Principalmente em lugares em que há presença de luz.
Além da dengue, o Aedes aegypti também é vetor das seguintes doenças: zika, chikungunya e febre amarela. Sua população é aumentada na primavera e verão, épocas que misturam as condições ideais para reprodução do mosquito: chuva e calor intensos.
Tamanho: De 5 a 7 mm
Cor: preto com listras brancas
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Diptera
Família: Culicinae
Espécie: Aedes Aegypti
DIETA: A alimentação do Aedes aegypti inclui frutas, flores e qualquer alimento açucarado. Para o desenvolvimento dos ovos, as fêmeas sugam sangue humano.
HABITAT: O Aedes deposita seus ovos em ambiente com água parada e limpa. Geralmente originada de rega de plantas ou da chuva. Depois de adultos, abrigam-se em domicílios e terrenos.
IMPACTO: O mosquito transmite doenças sérias como a dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
PREVENÇÃO: Evitar de deixar água acumulada, encher os pratos de vasos de plantas de areia, ir em um posto de saúde para vacinação, manter a caixa d’água bem vedada, manter o lixo fechado.
Mosquito Anopheles
O gênero Anopheles possui cerca de 400 espécies de mosquitos. Pode ser encontrado tanto em áreas rurais como silvestres. São vetores do protozoário Plasmodium, causador da malária. Essa doença causa a morte de 1 milhão de pessoas / ano no mundo todo.
Tamanho: Entre 6 a 15mm
Cor: parda
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Diptera
Família: Culicidae
Gênero: Anopheles
DIETA: Os machos se alimentam de seiva de plantas com glicose. Já as fêmeas se alimentam de sangue.
HABITAT: O mosquito possui hábito noturno. Pica as pessoas ao entardecer e à noite.
IMPACTO: O Anopheles causa doenças como malária e filariose.
PREVENÇÃO: Destruir locais de reprodução, utilizar repelente, proteger a casa com telas.
Ciclo de vida dos mosquitos
Os mosquitos possuem 4 fases: ovo, larva, pupa e adulto. O desenvolvimento é de aproximadamente 12 dias.
O ciclo se inicia após o depósito dos ovos pela fêmea em condições especiais: com água parada e sombra. Os ovos ficam bem perto da água, na parede dos recipientes. Os ovos possuem por volta de 0,4mm e cor branca.
Após a eclosão dos ovos, é iniciada a fase larval dos mosquitos, também conhecida como fase aquática. A larva se alimenta de matéria orgânica. Após 5 dias, a larva entra na pupação.
A pupação marca a metamorfose que originará o mosquito adulto. Esse período dura em torno de 3 dias. A pupa permanece na água.
A fase adulto é a mais conhecida. O mosquito está pronto para voar e iniciar o seu ciclo de vida novamente, proliferando a sua população.
—
Prevenção contra os mosquitos e pernilongos
– Elimine focos favoráveis para a reprodução dos insetos;
– Evite deixar água acumulada nas calhas e em objetos;
– Inspecione a sua caixa d’água para evitar aberturas e má vedação;
– Lave periodicamente recipientes que armazenam água;
– Coloque areia nos pratos de plantas, para evitar acumular água;
– Guarde garrafas de cabeça para baixo;
– Descarte o lixo de maneira correta e embale-os bem;
– Utilize repelentes;
– Instale telas de proteção nas janelas;
– Utilize roupas longas no período da noite.
—