Os ácaros são micro aracnídeos que causam problemas alérgicos incômodos
Os ácaros são um dos maiores inimigos de pessoas alérgicas. Estes aracnídeos microscópicos causam grandes problemas para quem possui asma, rinite e alergias respiratórias diversas. Como não são percebidos a olho nu, pode parecer que está tudo bem.
Porém, após alguns minutos em um local, principalmente no quarto, já são sentidas as suas presenças com espirros sem fim. É importante ter um controle dos ácaros para melhorar a qualidade do seu sono e da sua saúde.
O processo de limpeza pode agitar partículas de poeira, tornando-as mais fáceis de inalar.
Na poeira é que se encontram os excrementos dos ácaros.
Existem cerca de 48.000 espécies de ácaros no mundo todo. Alguns atacam animais, outros humanos e nem as plantas ficam livres desta praga. A maioria das espécies de ácaros vive cerca de 100 dias e são ovíparos.
Eles se desenvolvem em temperaturas de 20 a 25 graus Celsius e possuem preferência por níveis de umidade de até 80%.
Os ácaros se alimentam da pele humana. Um adulto perde cerca de 1,5 gramas de pele por dia. Isso é suficiente para alimentar um milhão de ácaros.
Biologia do Ácaro
As espécies de ácaros mais comuns no Brasil são:
Blomia tropicalis
Espécie de ácaro encontrado em ambientes intradomiciliares e muito comum em climas tropicais como o do Brasil. É um micro aracnídeo encontrado frequentemente em colchões, tapetes e carpetes.
Tamanho: 0,25 a 0,75 mm
Cor: marrom
Reino: Animalia
Ordem: Sarcoptiformes
Classe: Arachnida
Espécie: Blomia tropicalis
Família: Glycyphagidae
Filo: Arthropoda
Dieta: Os ácaros se nutrem de restos de alimento, descamação da pele humana, fungos e outros insetos.
Habitat: Os ácaros se abrigam em cortinas, tapetes, colchões, travesseiros e objetos armazenados.
Impacto: Os ácaros servem de gatilho e pioram quadros de problemas respiratórios como sinusite, rinite, asma, entre outros.
Prevenção: Impermeabilizar a roupa de cama. Se você é alérgico, utilizar máscara especial na hora da limpeza. Evitar objetos que possam reter fungos e poeiras. Limpar frequentemente os cômodos. Colocar cobertores e mantas no sol. Eliminar mofo.
Dermatophagoides pteronyssinus
Ácaros presentes na poeira domiciliar. É um dos principais causadores de alergia respiratória no país junto com o Blomia tropicalis. São nômades e são encontrados em grupos.
Tamanho: 0,25 a 0,75 mm
Cor: marrom
Reino: Animalia
Ordem: Acariformes
Classe: Arachnida
Espécie: Dermatophagoides pteronyssinus
Família: Pyroglyphidae
Filo: Arthropoda
DIETA: Os ácaros se alimentam da descamação da pele humana, resíduos de alimentos, fungos e restos de insetos.
HABITAT: Os ácaros se abrigam em cortinas, tapetes, colchões, travesseiros e objetos armazenados.
IMPACTO: Quem sofre de problemas respiratórios precisa se proteger da poeira que contém ácaros e seus excrementos. Asma, bronquite e rinite podem aumentar com a infestação de ácaros.
PREVENÇÃO: Arejar o ambiente, colocar a roupa de cama no sol, limpar o cômodo frequentemente, utilizar produtos anti-ácaros, remover carpetes, lavar bichinhos de pelúcia, controlar o número de ácaros contratando o serviço de sanitização.
Ciclo de vida dos ácaros
O ciclo da maioria das espécies de ácaros envolve 4 fases: ovo, larva, ninfa e adulto. O desenvolvimento completo médio leva 30 dias. A fêmea produz cerca de 50 ovos em 30 dias. Após a eclosão dos ovos, surgem as ninfas que são bem parecidas com o ácaro adulto, mas em menor tamanho.
Elas sofrem várias metamorfoses até a fase adulta. A cada mudança o ácaro troca de pele. Essas peles também são as causadoras de alergia em pessoas sensíveis.