Saiba porque as baratas são consideradas pragas urbanas
As baratas são assustadoramente perigosas para a sua saúde

Segundo a biologia, pragas biológicas é uma expressão utilizada para caracterizar organismos que, quando se reproduzem de forma demasiada, podem causar danos às pessoas, ao ambiente e à economia. Uma variedade comum de praga são as conhecidas pragas urbanas, que criam infestações nos centros urbanos e são responsáveis por transmissão de doenças. A barata é uma delas.
A Fiocruz estima que existem cerca de 5 mil espécies em todo o mundo. As precárias condições de moradia e saneamento de algumas regiões no Brasil ajudam o aumento deste inseto. São consideradas pragas as espécies não nativas de um ambiente que se adaptam facilmente, danificando o equilíbrio ecológico do local. Outros fatores de atratividade das baratas são alimentos expostos, fontes de água, acesso facilitado e abrigo confortável para a formação de ninhos.
Conheça as doenças que podem se originar das baratas
As baratas não transmitem doenças diretamente para seres humanos, mas transportam microrganismos que causam patologias, por isso são vetores. Vírus, bactérias, parasitas, fungos e outros podem se alojar no corpo das baratas e contaminar alimentos tocados por elas.
Seguem algumas doenças conectadas com as baratas:
A enfermidade é contraída através de água ou alimento contaminados com o vírus HVA. Atinge o fígado e causa sintomas como cansaço, náuseas, dor no abdômen, falta de apetite e febre. Para tratamento, descanso e hidratação são necessários. A doença pode ser evitada com vacina.
A Hepatite A é mais comum em locais com saneamento básico precário. É um vírus extremamente resistente: sobrevive por 4 horas na pele, mudanças climáticas e baixas temperaturas.
Uma vez infectado, o indivíduo fica imune do vírus por toda a vida. Pode demorar 2 meses para a cura total. Complicações são raras, mas podem acontecer.
A doença é infecto-contagiosa originada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Afeta principalmente os pulmões, mas pode atacar outros órgãos como rins, ossos e meninges. Alguns sintomas são: dor no peito, tosse, cansaço, febre e suor noturno.
A transmissão é direta, de pessoa a pessoa através de secreções como saliva. Porém só ocorre se a infecção estiver ativa no organismo. O tratamento é longo e consiste na aplicação de vários antibióticos.
Doença bacteriana transmitida por água ou alimento contaminados pela Salmonella typhi. A febre tifóide resolve-se em algumas semanas. Seus sintomas são: febre, dor de cabeça, dor de barriga e diarreia.
A doença não tem relação com a tifo, que é causada por outro tipo de bactéria. Ataca o intestino e circula pela corrente sanguínea, espalhando-se por todo o corpo. Locais com precariedade de saneamento sofrem mais com a enfermidade.
São um grupo de vírus (Cocksakie, o Echovírus, o Enterovírus e outros) que causam sintomas incômodos no corpo. Apesar disso, o indivíduo vitimado melhora sozinho depois de alguns dias.
Os sintomas das enteroviroses são diarreia, náuseas, dor no abdômen, vermelhidão no corpo, tosse, febre e mal-estar.