Cupins – começam as revoadas

Os cupins de solo ou cupins subterrâneos causam prejuízos materiais ao longo do ano, mas no período que vai de agosto a dezembro, causam maior impacto pelas revoadas que ocorrem no entardecer. São notáveis as revoadas dos siriris, com milhares de indivíduos com objetivo de formar um casal e uma nova colônia. No momento das revoadas, os siriris realizam seu voo nas proximidades de fontes de luz, num movimento frenético e alucinante.

A revoada dos cupins - Os siriris buscando acasalar
A revoada dos cupins – Os siriris buscando acasalar

A principal espécie infestante, o Coptotermes gestroi, é originário da região da asiática, provavelmente foi introduzido pelas áreas portuárias e disseminado pela malha ferroviária. Está presente nas principais cidades, infestando todo tipo de imóvel, alimentando se de todo material que contem celulose (seu alimento), como papel, madeira, entre outros.

São insetos sociais que se adaptaram nos centros urbanos, facilitados pelos detalhes construtivos e técnicas de construção adotadas no país. Detalhes construtivos como a presença de caixões perdidos, coberturas com piscinas, jardins e floreiras facilitam a formação de ninhos nas edificações, causando prejuízos materiais de grande monta.

A revoada dos cupins - Os siriris perdem as asas e formam seu ninho
A revoada dos cupins – Os siriris perdem as asas e formam seu ninho

O combate pode ser realizado por dois métodos, a descupinização tradicional, com a aplicação de cupinicidas (inseticidas a base de piretroides, fenil pirazol e neonicotinoides). O inconveniente deste método é a necessidade de desocupar o imóvel para a realização do tratamento.

Outra metodologia de tratamento dos cupins subterrâneos é através do Sistema Sentricon. O controle com o Sistema Sentricon é um sistema não invasivo, sem a necessidade de desocupar o imóvel, não causando transtornos. Outra grande vantagem é a certeza da eliminação da colônia e ninho que esta infestando o imóvel.

A TERMITEK possui equipe especializada para realizar o serviço de descupinização, atendendo todo o Estado de São Paulo e é devidamente certificada pela Syngenta como Operador Autorizado Sentricon.

Para maiores informações consulte a Termitek. Clique aqui e solicite seu orçamento.

Deixe um comentário

A UNIPRAG está presente em todo Brasil

Conversar
Precisa de ajuda?