Conheça as doenças que os carrapatos podem transmitir

Os carrapatos são parasitas externos de animais domésticos, silvestres e do homem. Se alimentam de sangue e são de grande importância como vetores de microrganismos patogênicos, dentre estes: bactérias, protozoários e vírus.

Atualmente, são conhecidas cerca de 800 espécies de carrapatos em todo o mundo parasitando mamíferos, aves, répteis e anfíbios.

Saiba mais sobre a biologia dos carrapatos clicando aqui.

Em todo o mundo, os carrapatos transmitem bactérias, vírus e protozoários que podem desencadear diversas infecções:

• Doenças causadas por bactérias – bacilos Gram-negativos (tularemia), erlichias (erlichiose monocítica e erlichiose granulocítica), rickettsias (febres maculosas) e borrélias (doença de Lyme e febre recorrente transmitida por carrapatos).

• Doenças causadas por vírus – encefalite transmitida por carrapatos, febre hemorrágica do Congo-Crimeia, febre hemorrágica de Omsk, febre transmitida por carrapatos do Colorado, encefalite de Powassan, encefalite Langat, encefalite louping ill.

• Doenças causadas por protozoários – babesiose.

Fonte

http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=743&sid=8

A implementação de estratégias de controle dos carrapatos são inerentes a espécie e a região onde se encontram. Medidas de controle dependem de fatores biológicos e epidemiológicos e devem ser estabelecidas por profissional especializado.

Problemas com carrapatos? Entre em contato!

Deixe um comentário

A UNIPRAG está presente em todo Brasil

Conversar
Precisa de ajuda?