A Escola Municipal Alfredo Cesário de Oliveira, em Igarapava (SP), teve mais de 500 alunos dispensados devido ao forte cheiro proveniente das fezes de pombos.
Os estudantes da unidade ficaram sem aula depois que a água das chuvas atingiu a laje, por causa das telhas quebradas, causando infiltrações e carregando os dejetos das aves para dentro da escola.
A normalização das aulas estava prevista para o dia 14 de Setembro, mas se fez apenas para os alunos do turno da manhã. Os alunos do turno da tarde voltaram a ser dispensados devido ao odor que voltou após a limpeza do telhado. As reposições estão sendo feitas nos finais de semana.
Dedetização de Pombos em Ribeirão PretoPreocupação pela falta de controle de pombos
Além dos problemas no telhado, o semestre letivo começou atrasado no dia 17 de agosto, para a preocupação dos pais que temem a instabilidade do ensino para a formação de seus filhos.
“Os alunos não vão perder o ano, vão passar. Mas e o aprendizado? O que eles deveriam ter aprendido este ano vão continuar aprendendo? Não vai ter outra chance para aprender. Eu mesma ajudo minha filha em casa. Para quê? Não parar”, diz a advogada Tatiana dos Reis da Silva, mãe de uma aluna da escola.
O risco de os alunos correm de contraírem doenças transmitidas pelos pombos é outra grande preocupação dos pais. “Hoje no período da manhã teve aula.
Não mandei meu filho porque não tem condição de ficar na escola com esse mau cheiro. É melhor ficar em casa. O jeito que essa escola está é perigoso pegar uma doença”, afirma a dona de casa Jaqueline Cristina dos Santos, mãe de um aluno de 14 anos da instituição.
Jaqueline, assim como Tatiana, temem que os conteúdos perdidos nas semanas sem aula não seja reposto adequadamente aos sábados e domingos e questionam se seus filhos perderão o ano letivo.
Conheça nosso serviço de controle e manejo de pombos.
Outras formas de avaliação, diz diretora
Silvana Machado Rodrigues, diretora da escola, garante que o sistema de reposições adotado pela escola, com atividades e aulas aos sábados, não vai causar prejuízos ao conteúdo adquirido pelos estudantes.
Dedetização de Pombos em Ribeirão Preto – São PauloManutenção para proteção contra os pombos
De acordo com o secretário municipal de Administração de Igarapava, Amilton Cesar Cardozo, as telhas para substituição das que foram quebradas há quase uma semana somente chegaram nesta segunda-feira. “Essas telhas tiveram que ser fabricadas no Paraná e hoje que chegaram aqui para serem colocadas”, afirma.
Além da troca das telhas, as empresas que estão realizando o serviço de manutenção írão instalar calços de vedação nas laterais para evitar que pombos adentrem o telhado novamente.
Amilton Cesar Cardozo, secretário municipal de Administração de Igarapava, afirma que a duração desse serviço é de quatro a cinco dias e que assim que finalizado, todos os alunos poderão estar acondicionados nas salas novamente.
“Vamos dar a manutenção que a escola necessita, porque é uma demanda grande, que demanda muito recurso, mas aos poucos vamos tentar sanar os problemas que a escola tem.”, diz Amilton se referindo as outras equipes da Prefeitura que foram à escola avaliar outros possíveis problemas.
Precisando de ajuda no controle de pombos? Conheça mais detalhes.