São Paulo:
(11) 3876-8500

NRs de Segurança: Cuidados Essenciais no Controle de Pragas e Limpeza de Reservatórios

Principais normas das atividades de controle de pragas e limpeza de reservatórios

Os serviços de controle de pragas e de limpeza de reservatórios são essenciais para preservar a saúde pública, qualidade da água e proteção sanitária dos ambientes. Dependendo das especificidades do local onde serão contratadas essas atividades, é necessário ter cautela e seguir as normas legais, evitando transtornos como acidentes.

Problemas podem ocorrer porque os serviços de controle de pragas e de limpeza de reservatórios envolvem riscos, principalmente pelo contato com produtos químicos, acesso a estruturas elevadas e entrada em espaços confinados. Por isso, somente equipes qualificadas e devidamente treinadas podem executá-los com segurança e em conformidade com as exigências regulamentadoras.

Cumprir as Normas Regulamentadoras é indispensável durante os serviços de controle de pragas e de limpeza de reservatórios

Por conta da periculosidade existente nas atividades de controle de pragas e de limpeza de reservatórios, o Ministério do Trabalho criou, a partir de 1978, diretrizes para  preservar a integridade física dos profissionais e evitar acidentes durante a operação. Conheça aquelas que devem ser cumpridas nestes dois serviços:

 

NRs de Segurança: Cuidados Essenciais no Controle de Pragas e Limpeza de Reservatórios
Foto: wosunan/Freepik

NR-33 – Norma regulamentadora de trabalhos em espaços confinados

O espaço confinado é caracterizado por um local que possui meios limitados de entrada e saída, pouca ventilação, que não é projetado para permanência humana e que tenha possibilidade de atmosfera perigosa. Algumas exigências da norma NR-33 são permissão de Entrada e Trabalho (PET), monitoramento contínuo, equipe treinada, análise de risco e procedimentos de resgate previamente estabelecidos.

NR-35 – Norma regulamentadora de trabalhos em altura

Há focos de pragas e reservatórios de água localizados em alturas consideráveis. Para inibir acidentes e obter segurança para os colaboradores, foi criada a NR-35. Algumas atividades obrigatórias para cumprir essa norma são treinamento obrigatório, planejamento prévio, linha de vida, sistemas de ancoragem e procedimentos detalhados para evitar quedas.

EPIs, treinamento e procedimentos que garantem proteção

Além do cumprimento das normas regulamentadoras, os profissionais que realizam as atividades de controle de pragas e de limpeza de reservatórios devem receber equipamentos e treinamentos relacionados à melhor utilização dos EPIs (equipamentos de proteção individual), além de seguirem procedimentos operacionais padronizados (POPs), garantindo segurança, eficiência e conformidade durante todas as etapas do serviço.   

Conte com uma empresa especializada para serviços de controle de pragas e de limpeza de reservatórios

No momento de solicitar um orçamento, muitas empresas consideram apenas o preço e acabam ignorando que os serviços de controle de pragas e limpeza de reservatórios exigem o cumprimento rigoroso de normas legais e de segurança.

Por isso, é essencial contar com empresas que tenham experiência no assunto, evitando que haja transtornos, como acidentes, que podem responsabilizar também o contratante do serviço. Se você precisa contratar estes serviços, fale com os especialistas da Termitek Uniprag.

Votação post

Fique por dentro das novidades

Confira dicas, notícias e curiosidades

WhatsApp
Entre em contato