São Paulo:
(11) 3876-8500

Dedetização, Desinsetização e Controle Integrado de Pragas: Entenda as Diferenças e as Normas Aplicáveis

Essas expressões são utilizadas de forma frequente, mas você sabe a diferença entre elas?

Dedetização, Desinsetização e Controle Integrado de Pragas parecem ser sinônimos, mas possuem peculiaridades que as distinguem em relação a sua atuação na eliminação de insetos e animais nocivos. Compreender essas diferenças é importante, principalmente para quem procura segurança, eficiência e conformidade legal.

Os termos relacionados ao controle de pragas evoluíram bastante conforme os anos, já que os métodos mudaram de produtos altamente tóxicos a estratégias inteligentes que visam minimizar os riscos químicos para a saúde das pessoas e o meio ambiente.

Confira abaixo sobre as minúcias dos termos dedetização, desinsetização e controle integrado de pragas

DEDETIZAÇÃO

Dedetização é um termo popularmente conhecido para se referir ao controle de pragas. Ele foi derivado do composto DDT, produto que era utilizado antigamente para a eliminação das pragas, mas que hoje está proibido devido aos riscos à saúde e ao meio ambiente. Contudo, como o termo é amplamente difundido, ele continua sendo usado por quem precisa acabar com infestações de baratas, formigas, moscas, mosquitos, entre outros.

DESINSETIZAÇÃO

O termo técnico substituiu a expressão dedetização pelos órgãos regulamentadores. A desinsetização é o processo padronizado de controle de insetos utilizando produtos registrados na Anvisa e no Ibama, aplicados de acordo com protocolos que garantem segurança à saúde humana, ao meio ambiente e aos animais domésticos.

CONTROLE INTEGRADO DE PRAGAS (ou Manejo Integrado de Pragas)

Já o controle integrado de pragas é uma metodologia mais completa. Inclui diversas etapas e não só a aplicação de produtos químicos. Algumas delas são diagnóstico, avaliação de focos, manejo do ambiente, ações preventivas, entre outras. O CIP (ou MIP) é obrigatório em setores sensíveis, como indústrias de alimentos, hospitais, clínicas e cozinhas industriais, devido à necessidade de padrões rigorosos de higiene e segurança.

Dedetização, Desinsetização e Controle Integrado de Pragas: Entenda as Diferenças e as Normas Aplicáveis
Foto: puhovskii-ee/Freepik

Agora que você já conhece cada detalhe dos termos Dedetização, Desinsetização e Controle Integrado de Pragas, obtenha informações sobre as normas

O setor de controle de pragas é regido pela RDC 52/2009 e pela RDC 275/2002, resoluções que dispõem sobre boas práticas nos setores de alimentos e da necessidade de programas contínuos de prevenção e controle de pragas urbanas. Já as RDC 222/2018 e a RDC 63/2011 regulamentam o setor de saúde, exigindo o cumprimento de normas rigorosas para evitar problemas como infecções hospitalares e contaminações cruzadas.

No caso do serviço de limpeza de reservatório, é necessário que haja o cumprimento das normas regulamentadoras (NRs). As duas principais para esse trabalho são NR-33 e NR-35, que tratam de trabalhos em espaços confinados e trabalho em altura respectivamente. Ambas asseguram que o procedimento seja executado com total segurança, tanto para os profissionais quanto para o ambiente.

Conte com uma empresa de controle de pragas e higienização especializada que cumpra à risca as normas vigentes

A Termitek Uniprag possui um quadro técnico altamente qualificado, que possui ampla experiência nas leis e normas vigentes na área de controle de pragas e higienização. Obtenha um parceiro completo para suas necessidades, seja na sua residência ou empresa. Fale conosco e converse com nossos especialistas.

Votação post

Fique por dentro das novidades

Confira dicas, notícias e curiosidades

WhatsApp
Entre em contato