São Paulo: 11 3876-8500

PERCEVEJOS DE CAMA

Gostou? compartilhe!

imagem

Os percevejos de cama são insetos viajantes

Os percevejos de cama são animais hematófagos que causam transtornos no seu sono e na sua pele. Isso porque eles se abrigam em camas, principalmente de hotéis e pousadas, para se alimentar de seu sangue. São tão pequenos que podem passar despercebidos. Mas a coceira da picada pode durar até 2 semanas!

Os percevejos de cama se proliferam através de transporte passivo, quando são levados em bagagens, móveis, roupas e outros objetos provenientes de um local de infestação. Eles são pragas perigosas pois, além de se reproduzirem rápido, também podem migrar de um local a outro facilmente.

As vítimas dos percevejos de cama geralmente são pessoas, em vez de animais de estimação, por exemplo. Porém, se a infestação estiver em níveis alarmantes, eles podem picar também cachorros e gatos.

 

Os percevejos de cama não transmitem doenças e suas picadas causam reações diferentes em cada pessoa.

Antes de viajar, é importante pesquisar se o hotel já teve um caso de bed bug. como também e
conhecido mundialmente. Além disso, vale a pena fazer uma pequena inspeção no quarto para ficar totalmente seguro.

Os percevejos de cama são insetos difíceis de controlar. Por esse motivo, é importante a intervenção de uma controladora de pragas e vetores, para realizar todos os procedimento específicos para evitar a migração dos insetos para outro local. Inseticidas domésticos não são eficazes contra eles e podem até causar intoxicação.

Biologia dos Percevejos de cama


A ESPÉCIE DE PERCEVEJO DE CAMA
MAIS COMUM NO BRASIL É:


imagem

Cimex lectularius

É uma das espécies mais conhecidas de percevejo de cama e a que melhor se adaptou ao ambiente humano.

Atua como um ectoparasita, ou seja, parasitas que se instalam fora do corpo do hospedeiro. Seu principal período de atividade é noturna, apesar de também atuar de dia.

São atraídos por calor e dióxido de carbono, liberado através da respiração. Podem escalar paredes e outras estruturas. O período de alimentação do inseto dura cerca de 5 minutos e depois ele volta ao seu abrigo. O percevejo vive em média de 6 a 9 meses. Pode viver até 1 ano sem alimento algum, em estado de dormência.

 
Clique na imagem para ampliar.
  • Tamanho: 4 a 5 mm de comprimento
  • Cor: castanha
  • Reino: Animalia
  • Ordem: Hemiptera
  • Classe: Insecta
  • Espécie: Cimex lectularius
  • Família: Cimicidae
  • Filo: Arthropoda

DIETA: Se alimenta do sangue quente de animais e humanos.

HABITAT: Se abrigam em colchões, camas, sofás e mobiliários em geral, além de bagagens. Preferem as zonas tropicais.

IMPACTO: Causam coceira e alergia com suas picadas.

PREVENÇÃO: Higienização frequente, inspeção de frestas e buracos, análise de equipamentos e objetos antes de colocá-los no ambiente, intervenção química.

imagem

Ciclo de vidas dos percevejos de cama

O ciclo de vida do percevejo dura até 5 semanas e se divide nas fases ovo, ninfa e adulto. Após a oviposição, eles eclodem em até 21 dias. Na fase de ninfa, passa por 5 estágios e cada um deles necessita de uma alimentação de sangue para o percevejo continuar o seu ciclo e crescimento.

A fêmea do percevejo de cama pode depositar cerca de 500 ovos durante sua vida, que é em média de 1 ano. O tempo para atingir a fase adulta varia e pode chegar até 40 dias.

Como evitar percevejos de cama
  • Lave constantemente a roupa de cama;
  • Utilize capa para o colchão;
  • Higienize o local frequentemente;
  • Jogue fora entulhos e materiais inutilizados;
  • Vede as portas e janelas;
  • Cuidado ao comprar móveis usados ou recolhê-los da rua;
  • Após chegar de viagem, inspecione a sua bagagem e lave suas roupas.
 

imagem

Whatsapp Termitek - Uniprag Whatsapp Termitek - Uniprag Whatsapp Termitek - Uniprag Whatsapp Termitek - Uniprag Whatsapp Termitek - Uniprag Whatsapp Termitek - Uniprag Whatsapp Termitek - Uniprag Whatsapp Termitek - Uniprag