São Paulo: 11 3876-8500

BROCAS DE MADEIRA

Gostou? compartilhe!

imagem

As brocas de madeira podem ser confundidas com os cupins

É importante conhecer mais sobre as brocas de madeira pois elas são frequentemente confundidas com os cupins. Isso porque, como os cupins de madeira seca, estes insetos jogam para fora resíduos do local atacado, o famoso pó. Porém, o pó das brocas de madeira é fino, fino como talco e possui textura diferente.

Existem diversos aspectos diferentes entre os dois insetos e é importante conhecê-los.

As brocas de madeira não são insetos sociais. Apesar de conviverem com dezenas ou centenas de indivíduos, cada um é totalmente independente do outro.

 

Embora não tenham o mesmo poder de destruição dos cupins, podem causar grandes danos no madeiramento atacado por permanecerem por longos períodos na madeira.

Para piorar, elas migram para outras madeiras.

O inseto é um pequeno besouro, vive pouco tempo e seu poder maior de destruição é na sua fase de larva. Sua destruição é silenciosa como a dos cupins. Quando você perceber a infestação, não hesite em contratar uma empresa para realizar a dedetização de brocas de madeira.

Além do pó, outra característica da presença de brocas de madeira é a localização de furos nas peças de madeira.

Clique na imagem para ampliar.

Biologia das Brocas de Madeira


AS ESPÉCIES DAS BROCAS DE MADEIRA
MAIS COMUNS NO BRASIL SÃO:


imagem

Broca de Madeira – Anobium punctatum

A broca de madeira da espécie Anobium punctatum é um besouro da família Anobiidae. É uma espécie urbana conhecida por danificar móveis. As brocas de madeira dessa espécie possuem hábitos alimentares variados. Alguns têm preferência pela madeira antiga, que muda a sua composição após o envelhecimento.

Tamanho: Cerca de 2.7 a 4.5 mm

Cor: marrom escuro

Reino: Animalia

Ordem: Coleoptera

Classe: Insecta

Espécie: Anobium punctatum

Família: Anobiidae

Filo: Arthropoda

DIETA: Os adultos não se alimentam; eles apenas se reproduzem. Na fase de larva, as brocas de madeira comem a peça até atingir 7mm. Levam até 8 semanas nessa atividade de nutrição para o desenvolvimento.

HABITAT: No passado habitavam a madeira seca e morta de árvores. Hoje encontram-se em número reduzido no ambiente selvagem. Adaptaram-se bem aos centros urbanos, explorando a madeira antiga encontrada em edifícios e móveis.

IMPACTO: Criam buracos nas estruturas e peças de madeira.

PREVENÇÃO: Proteção da madeira com aplicação de produtos específicos contra brocas de madeira.

imagem

Broca de Madeira – Lyctus brunneus

A broca de madeira da espécie Lyctus brunneus é um besouro da família Bostrichidae. A espécie é conhecida como besouro do pó marrom ou besouro marrom de Lyctus. Vive na madeira. São freqüentemente encontrados em ambientes naturais, mas também em armazéns, museus, residências, onde infestam móveis antigos, pavimentos e todo tipo de madeira artesanal.

Tamanho: De 3.0 a 7.0 mm

Cor: marrom escura

Reino: Animalia

Ordem: Coleoptera

Classe: Insecta

Espécie: Lyctus brunneus

Família: Bostrichidae

Filo: Arthropoda

DIETA: Alimentam-se apenas de madeira. Procuram objetos que contenham madeira rica em amido. Esse elemento, inclusive, define o local de depósito dos ovos das brocas de madeira desta espécie.

HABITAT: Esta espécie de broca de madeira é encontrada em área silvestre e urbana, principalmente em residências, armazéns e museus.

IMPACTO: Criam buracos nas estruturas e peças de madeira.

PREVENÇÃO: Proteção da madeira com aplicação de produtos específicos contra brocas de madeira.

 

Ciclo de vida das brocas de madeira

Possui 4 fases: ovo, pupa, larva e adulto. A fêmea da broca de madeira deposita seus ovos em rachaduras de madeira ou dentro de furos de saída já feitos por outros insetos. Os ovos eclodem em aproximadamente 3 semanas, produzindo larvas.

Essas larvas têm a forma de um “C”, possuem 1mm e sua cor é branca. De 3 a 4 anos, as larvas vão caminhando através da madeira, se nutrindo da celulose. Cerca de 8 semanas depois as brocas de madeira viram adultas e atravessam a superfície, criando um orifício de saída. Esse buraco origina a poeira, sendo estes os primeiros sinais visíveis de uma infestação.

Como evitar as brocas de madeira

Uma infestação só pode ser controlada com eficiência através de uma empresa especializada no controle destas pragas. O método utilizado é via inseticida específico através de pulverização, injeção, pincelamento e outros, diretamente na peça afetada.

Os produtos são incolores ou com coloração suave e não danificam ou modificam o local. A aplicação do produto é essencial para evitar uma reinfestação. Entre em contato conosco para maiores informações.

Os problemas causados pelas brocas de madeira

Como os cupins, as brocas de madeira são pragas urbanas que destroem seu patrimônio silenciosamente. O grande dano que as brocas de madeira causam são orifícios na peça atacada. Cada adulto faz um furo diferente. Ou seja, se houver dezenas ou centenas de insetos, eles podem causar um verdadeiro estrago em móveis ou estruturas feitas de madeira.

imagem

Whatsapp Termitek - Uniprag Whatsapp Termitek - Uniprag Whatsapp Termitek - Uniprag Whatsapp Termitek - Uniprag Whatsapp Termitek - Uniprag Whatsapp Termitek - Uniprag Whatsapp Termitek - Uniprag Whatsapp Termitek - Uniprag