Logo | Uniprag

São Paulo: (11) 3876-8500 Uniprag em outros estados: 0800 704 1528

São Paulo: (11) 3876-8500

Uniprag em outros estados: 0800 704 1528


Redes Sociais:

carrapato

Carrapato

Carrapatos são artrópodes ectoparasitas, pertencentes à classe Arachnida e ordem Acari. Tem distribuição mundial, parasitando vertebrados terrestres, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

Podem permanecer fixados à pele do hospedeiro por dias ou semanas, secretando uma saliva que impede a coagulação sangüínea e as reações de defesa do organismo no local de fixação. Os carrapatos alimentam-se principalmente de sangue.

Tem muita importância como vetores de doenças infecciosas para animais e humanos. Entre os microrganismos, transmitidos incluem-se vírus, bactérias, protozoários e helmintos. A transmissão de patógenos do carrapato para o hospedeiro se dá basicamente através da saliva, minimizando as reações imunológicas do hospedeiro. 

Os carrapatos da família Ixodidae passam por quatro estágios em seus ciclos de vida: ovo, larva, ninfa e adulto. Apresentam apenas um estágio ninfal. Exceto os ovos, todos os estágios precisam parasitar um hospedeiro para dar seqüência ao ciclo.

Principais espécies de Carrapatos:

– Carrapato do Cão – Rhipicephalus sanguineus 

Espécie de grande importância veterinária. Esse é um carrapato comumente encontrado parasitando o cão e outros mamíferos e aves. Não foram observadas parasitando o homem, limitando-se, o seu parasitismo, aos cães e aos gatos. Os adultos, têm hábitos de escalar muros, paredes e cercas, freqüentemente abrigando-se em frestas e forro dos canis e paredes, debaixo de móveis e entre outro locais. Desprendem-se dos cães, em qualquer fase de desenvolvimento, espalhando-se pelas habitações, encontrados às vezes em grandes números, sendo de difícil controle. É o vetor da babesiose (Babesia canis) e erlichiose (Erlichia canis) canina.

– Carrapato Estrela – Amblyomma cajennense

O hospedeiro preferido desta espécie na sua fase adulta é o cavalo e o boi, podendo parasitar também outros animais domésticos e silvestres. Esta espécie comumente ataca o homem em enormes quantidades nas estações secas e frias, em qualquer fase de sua evolução. As larvas ou as ninfas desses carrapatos são denominadas popularmente de “micuim”, “carrapato pólvora”, “carrapato-fogo”, “carrapato meio-chumbo” e “carrapatinho”. Sobem em grande número nas gramíneas, em certas épocas do ano, atacando o homem, produzindo intenso prurido e uma lesão granulomatosa, especialmente ao redor da cintura e pernas, que pode levar vários meses para cicatrizar.

É o vetor da Babesiose eqüina no Brasil e da Febre Maculosa, causada pelo Rickettsia rickettsi, uma zoonose que circula entre carrapatos e hospedeiros vertebrados.

– Carrapato do Boi – Boophilus microplus

Espécie muito abundante, parasitando predominantemente os bovinos, podendo infestar outros mamíferos, como búfalos, cervos, camelos, cavalos, ovelhas, burros, cabras, gatos, veados campeiros, capivaras, coelhos, preguiças, cães e porcos.

Apesar de ser encontrado com freqüência e em altas infestações em determinados locais, excepcionalmente ataca o homem.

O carrapato do bovino é um ectoparasita de enorme importância na pecuária nacional, em virtude das perdas econômicas que causa aos produtores. É o transmissor da Tristeza Parasitária Bovina (TPB) causada pelos protozoários Babesia bigemina e B. bovis (babesiose) e Anaplasma marginale (anaplasmose).

Infestações pesadas, danificam o couro dos bovinos,  podem acarretar a morte de bezerros e mesmo de animais adultos.

 O controle de carrapatos em residências, comércios e condomínios, que são os locais mais propícios para sua proliferação, é extremamente importante, pois colabora na prevenção de diversas doenças.

Na Termitek UNIPRAG são oferecidas diversas soluções para o controle de carrapatos, todo o processo é analisado e executado por profissionais de grande conhecimento, equipados com produtos de ótima qualidade.

AS TRÊS ESPÉCIES DE CARRAPATOS MAIS COMUNS NO BRASIL SÃO:

  • BOOPHILUS MICROPLUS Carrapato-de-boi)

  • AMBLYOMMA CAJENNENSE (Carrapato Estrela)

  • ARGAS MINIATUS (Carrapato-de-galinha)

BOOPHILUS MICROPLUS

Assim como o próprio nome já diz, a espécie está mais associada a locais onde é feito a criação de gado e de outros animais. O processo de controle contra o mesmo é realizado com o auxílio de carrapaticidas (produtos especiais utilizados por profissionais altamente capacitados).

AMBLYOMMA CAJENNENSE

Popularmente encontrado nos animais domésticos, a espécie se caracteriza pelo grande número de doenças que carrega consigo e transmite em sua função como vetor. Ainda que problemas de infestações sejam incomuns para os carrapatos estrelas, se hospedam com certa facilidade em suas vítimas em áreas sombreadas.

ARGAS MINIATUS

Praga comum na criação de aves (avícolas) e potente paralisador. Uma de suas principais características é a casca escura e pequeno tamanho, menor do que o padrão para as outras espécies. Sua proliferação é também diferente dos outros gêneros (de 120 a 200 ovos a cada postura).

Além de São Paulo, você encontra nossa qualidade em todos esses estados.

Temos ampla cobertura nacional para atender a sua necessidade!


Ou envie-nos uma mensagem pelo formulário abaixo:

Solicite Orçamento