Logo | Uniprag

São Paulo: (11) 3876-8500 Uniprag em outros estados: 0800 704 1528

São Paulo: (11) 3876-8500

Uniprag em outros estados: 0800 704 1528


Redes Sociais:

baratas

Baratas

As baratas são insetos da ordem Dictyoptera, antigamente classificados como Ordem Blattodea ou Blattariae, são uns dos insetos mais antigos tendo registros fósseis datados de 300 milhões de anos. Atualmente existem 4.000 espécies descritas, sendo que a maioria destas vive em bosques úmidos tropicais. Podem ser classificadas em dois grupos, as Baratas Silvestres que são a grande maioria e as Baratas Domiciliares com apenas 35 espécies.

A postura dos ovos é feita através de uma ooteca podendo variar a quantidade de ovos no seu interior. As fêmeas podem carregar mais ou menos tempo as ootecas até a depositarem no ambiente, isso vai variar de acordo com a espécie, por exemplo, a Periplaneta americana carrega sua ooteca por aproximadamente 24 horas após a sua postura enquanto a Blattella germanica carrega sua ooteca até poucos instantes antes da eclosão dos ovos.

As baratas, além de causarem um grande incômodo aos seres humanos, quando muito abundantes em ambientes, possuem um grande poder destrutivo, podendo consumir alimentos, danificar tecidos, livros, papéis e outros materiais. 

Esses insetos são vetores mecânicos de diversas enfermidades, normalmente muito associadas ao ambiente onde estas se abrigam, tornando-se assim, um inseto de grande importância médico sanitária.

As quatro espécies mais comuns em ambiente urbano são a B. germanica (barata alemã), P. americana (barata de esgoto) , Blatta orientalis (barata oriental) e a Supella longipalpa (barata de listras marrom). O impacto estético e emocional causado pela presença de baratas no ambiente urbano é um grande contribuidor para seu status como praga, além de diversas doenças causadas por estes insetos. 

Principais Espécies em Ambiente Urbano

Blattella germanica

B. germanica comumente chamada de Barata de cozinha é um inseto pequeno, de coloração castanha, com duas faixas paralelas verticalmente no pronoto. São onívoras se alimentando desde gordura, ração de animais, matéria orgânica, até roupas e livros.

 Os ovos são colocados no interior de uma ooteca que é carregado pela fêmea entre o abdômem e a tegmina, liberando-a somente alguns instantes antes da eclosão dos ovos, podendo estes eclodirem ainda enquanto a fêmea a está carregando. A quantidade de ovos pode variar de 30 à 40 por ooteca, podendo chegar até 48 ovos. 

Periplaneta americana

P. americana conhecida comumente por Barata de esgoto possui uma distribuição cosmopolita, estão adaptadas a ambientes quentes e úmidos. São comumente encontradas no interior de redes de esgoto, tubulações, cisternas, ralos, caixas de gordura. Seu status como praga provavelmente é baseado devido a seu tamanho e ao impacto visual causado por estes insetos do que realmente a sua quantidade, pois esta espécie não se torna tão numerosa em um ambiente como a Blattella germanica, apesar disso, mesmo em pequena quantidade este inseto é causador de grandes transtornos. 

São onívoros, tendo preferência para alimentos em decomposição e matéria orgânica. No ambiente urbano, este inseto encontra todas as condições favoráveis para seu desenvolvimento na rede de esgotos que provê abrigo, proteção, umidade e alimento. Nos períodos mais quentes do ano onde seu metabolismo aumenta e estes insetos se tornam mais ativos, ocorre aumento populacional no interior das redes de esgoto, obrigando  a buscarem mais alimento através das tubulações da rede de esgoto ou através do vôo. Outra situação crítica nestes períodos quentes é a grande quantidade de chuva e volume de água, o que muitas vezes acarretam enchentes e com isso os animais buscam abrigo em locais não alagados. 

Blatta orientalis

B. orientalis comumente conhecida por Barata oriental, é um inseto cosmopolita presente em cerca de 10% das residências de todo o mundo. É um inseto peridomiciliar sendo encontrado tanto na área interna como externa das edificações. Na área externa normalmente é encontrado em latas de lixo, esgotos, em baixo de folhas secas ou pedras, em seu ambiente de origem (Ásia) é encontrado no interior de cavernas habitadas por morcegos

São onívoros, se alimentando desde plantas, animais até matéria orgânica em decomposição, podendo ingerir alimentos macios, duros e até líquidos. Devido a esta característica, no interior de uma residência esta pode se alimentar de qualquer coisa desde um alimento em decomposição, lixo e até alimento fresco, ao fazer isso contaminam os alimentos com patógenos podendo causar diversas doenças 

Supella longipalpa

Esta barata é originária da África e se adaptou muito bem a regiões tropicais e temperadas, sua dispersão pelo mundo deu-se devido a sua associação com itens domésticos, sendo transportadas pelos próprios homens através dos mais diversos ambientes urbanos.

Diferente da B. germanica esta espécie não possui uma preferência de fixar seu abrigo junto a cozinhas e sanitários e sim por todo o imóvel, com isso seu controle torna-se complexo, pois os indivíduos estão dispersos por todos os ambientes.

S. longipalpa é um inseto pequeno com o adulto variando de 10 à 14 mm de comprimento, possui o pronoto totalmente na coloração marrom clara, os machos possuem o abdômen fino com as asas ultrapassando os últimos segmentos do abdômen e podem voar e as fêmeas possuem o abdômen largo com asas curtas, deixando os últimos segmentos do abdômen expostos, e não possuem a capacidade de voar.

Na Termitek UNIPRAG você encontra excelentes soluções para a dedetização de baratas, protegendo com o máximo rigor o ambiente e a saúde dos clientes. O trabalho é inteiramente planejado para cada local e executado por profissionais capacitados e com grande conhecimento de problemas relacionados a estes insetos.

AS ESPÉCIES DE BARATAS MAIS COMUNS NO BRASIL SÃO:

  • Periplaneta americana (barata de esgoto)

  • Blatella germanica (francesinha)

Periplaneta americana

Ambientada a locais de grande lixo acumulado (galerias subterrâneas, fossas, lixões, cemitérios, etc.), a espécie se caracteriza como a famosa “barata voadora”. É preciso estar sempre atento a higienização de ambientes, uma vez que a espécie costuma migrar de seus habitats naturais para dentro de propriedades (carregando bactérias e doenças).

Blatella germanica

Facilmente encontrada em todas as regiões do país, está ambientada a lugares onde há restos de comida e farelos (fonte de alimentos). Possuem grande capacidade de reprodução e recomenda-se bastante cuidado no contato, pois a espécie pode transmitir doenças para os humanos.

Além de São Paulo, você encontra nossa qualidade em todos esses estados.

Temos ampla cobertura nacional para atender a sua necessidade!


Ou envie-nos uma mensagem pelo formulário abaixo:

Solicite Orçamento