Perigo dos escorpiões em Ribeirão Preto – São Paulo

Menino de 8 anos morreu após a picada de escorpiões

Na hora do acidente, o menino estava no meio de entulhos de um terreno, local propício para o abrigo dos escorpiões.

Após a morte do menino, os moradores se uniram para reclamar do nível de lixo e entulho que foram deixados por famílias que se mudaram em 2010 para um conjunto habitacional.

Ocorrência de escorpiões em Ribeirão Preto

No ano de 2018, ocorreram cerca de 128 ocorrências de acidentes com escorpiões, segundo a DVAS (Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde).

O órgão municipal divulgou que ainda não existem infestações do animal no local, porém é importante controlar o aracnídeo para isso não aconteça. Quando ocorre uma infestação há um descontrole no ecossistema e a população dos escorpiões aumenta.

Na maioria dos casos, é necessário atendimento médico através de soro. A picada é dolorosa, mas mas o soro em adultos possui maiores sucessos e acontece sem maiores complicações.

Conheça os hábitos e a biologia dos escorpiões

O abrigo perfeito para os animais são: pilhas de madeira, matos sem poda, entulhos, lixeiras, pedras e outros locais similares. Eles podem, inclusive, se abrigar dentro de roupas, calçados, móveis e outros locais dentro de edificações e residências.

A maioria dos acidentes com escorpiões acontecem quando uma pessoa pressiona sem querer uma parte do corpo no aracnídeo. Eles normalmente não atacam, mas quando o fazem o veneno de alguns pode até matar.

Como se prevenir dos escorpiões

É importante eliminar os aspectos que podem atrair os escorpiões: água, alimento, abrigo e acesso. Em Ribeirão Preto, por exemplo, foi identificado que a falta de limpeza em um terreno foi a causa do acidente com o aracnídeo.

Deixar terrenos abandonados sem uma higienização adequada é um perigo. Pode atrair não só os escorpiões, como uma centena de pragas que servem de alimento para os animais.

Confira algumas dicas para se prevenir dos escorpiões, principalmente em regiões que possuem foco do animal, como Ribeirão Preto:

  • Descartar diariamente lixo domiciliar;
  • Jogar o lixo em um saco plástico resistente;
  • Higienizar os terrenos baldios;
  • Realizar o controle de pragas como baratas, aranhas, formigas e outros;
  • Remover entulhos, madeiras, pedras;
  • Preservar os predadores naturais dos escorpiões;
  • Vedar buracos, frestas e instalar telas de proteção nas janelas;
  • Proteger ralos e tubulações.

Para controle de escorpiões em Ribeirão Preto, conte com a Termitek Uniprag

A empresa possui sistema de gestão de qualidade BR ISO 9001:2015 certificada pela BRTÜV Avaliações da Qualidade S.A.

Deixe um comentário

A UNIPRAG está presente em todo Brasil

Precisa de ajuda?