Logo | Uniprag

São Paulo: (11) 3876-8500 Uniprag em outros estados: 0800 704 1528

São Paulo: (11) 3876-8500

Uniprag em outros estados: 0800 704 1528


Redes Sociais:

pragas-de-graos

Pragas de Grãos Armazenados

Dentre as espécies de pragas encontradas em grãos armazenados, os insetos se destacam como um importante agente responsável por grandes perdas de produtos no período que procede a colheita. A presença dessas pragas pode causar uma redução significativa dos grãos, aquecimento do produto durante o armazenamento, proliferação de microrganismos colaborando para a infestação de patógenos e redução do poder germinativo das sementes. Os insetos são polifágicos, ou seja, são capazes de atacar o mais variado tipo de grãos (trigo, arroz, milho, entre outros).

Como praga de grãos, algumas espécies de insetos da Ordem Coleoptera (Rhyzopertha dominica, Sitophilus oryzae, Sitophilus zeamais e Tribolium castaneum) e Lepidoptera (Sitotroga cerealella) possuem maior importância econômica.

Dentre os coleópteros (besouros), o Rhyzopertha Dominica, chamado popularmente por Besourinho dos cereais, é a principal praga de pós-colheita no Brasil. Possui um alto potencial de destruição em grãos de trigo, sendo capazes de destruir entre 5 a 6 vezes o seu peso em uma semana, além de serem hospedeiros de culturas de trigo, cevada, triticale, arroz e aveia. Apresenta quase sempre alta incidência e seu controle é muito difícil.

Os Sitophilus oryzae e Sitophilus zeamais, conhecidos popularmente por gorgulho dos cereais, são muito semelhantes morfologicamente, distinguindo-se apenas pelo estudo do aparelho reprodutor. Os danos se resumem na infestação dos grãos. Apresentam um alto potencial de reprodução, dificultando o controle. Causam danos principalmente em milho, arroz, sorgo, cevada e triticale. Tanto larvas quanto adultos atacam grãos inteiros.

O besouro Tribolium castaneum, ataca preferencialmente o embrião dos cereais. É uma praga importante nas indústrias de arroz. Encontrados em locais de concentração de impurezas, poços e lugares de difícil acesso.

 Na ordem dos Lepidópteros a Sitotroga cerealella, conhecida popularmente por traça dos cereais, causa danos à superfície da massa dos grãos. As larvas destroem os grãos, alterando o peso e a qualidade do mesmo, além de atacar produtos já industrializados como farinhas de diversos grãos (arroz, trigo e milho).

Além da eliminação dos insetos no local de armazenamento dos grãos, é de fundamental importância a prevenção de novas infestações, vindas de grãos recém-colhidos, pois muitas das espécies descritas acima apresentam infestação cruzada. Uma forma de diminuir a reincidência de infestações seria a eliminação das condições favoráveis ao desenvolvimento do ciclo de vida destes insetos, limitando, assim, sua reprodução.

Também podem ser eliminados através de métodos químicos. Esses métodos devem ser complementares aos de prevenção, de forma a eliminar infestações já presentes e impedir a instalação de novas infestações. As substâncias químicas são mecanismos de controle preventivo e não permanente.

Além de São Paulo, você encontra nossa qualidade em todos esses estados.

Temos ampla cobertura nacional para atender a sua necessidade!


Ou envie-nos uma mensagem pelo formulário abaixo:

Solicite Orçamento