Saiba mais sobre as Saúvas e seu potencial destrutivo

As formigas cortadeiras do gênero Atta (saúvas), são insetos sociais, divididos em castas temporárias (iças e bitus) e permanentes (rainha, operárias e soldados). As castas tem atividades diferenciadas dentro da colônia e todas contribuem para o funcionamento do formigueiro.

Durante muito tempo pensou-se que o material vegetal cortado e carregado para o interior do formigueiro fosse consumido diretamente como alimento pelas formigas, o que não acontece. Na verdade as formigas cortadeiras utilizam o material vegetal cortado para cultivar o fungo da qual se alimentam.

As saúvas são apontadas como os insetos que causam os maiores danos à agricultura, pois algumas espécies desfolham, indistintamente, mono e dicotiledôneas, sendo responsáveis por significativas perdas.

Um dos pontos fundamentais para o sucesso de um empreendimento florestal é o controle das formigas cortadeiras. A identificação correta das espécies de formiga é o primeiro passo para se chegar ao manejo de pragas, tais informações podem auxiliar na adequação e racionalização dos métodos de controle, contribuindo desta forma para o aumento da eficiência e a redução dos custos de controle.

Saiba mais sobre formigas cortadeiras clicando aqui.

http://www.floresta.ufpr.br/alias/lpf/public_html/pragas01.html

Deixe um comentário

A UNIPRAG está presente em todo Brasil

Precisa de ajuda?