Descupinização: Conheça os principais alvos deste combate

A descupinização é um método que controla os inimigos invisíveis que são os cupins
descupinização
Ninguém deseja ter como hóspedes milhares de cupins em sua casa. Mas, infelizmente, esta praga urbana é comum e pode infestar móveis e objetos sem perdão. Os insetos causam muitas dores de cabeça e venenos caseiros não dão conta do combate.

A indicação é sempre contratar uma empresa especializada para realizar a descupinização. A Termitek possui o conhecimento técnico para identificar as espécies de cupins, o grau de infestação e traçar um plano de ação eficaz, utilizando produtos de primeira linha.

Conheça as principais espécies de cupins que podem invadir a sua residência ou condomínio.

1) Cupim Subterrâneo
O cupim subterrâneo geralmente cria o seu ninho no solo. Pode estabelecer colônias secundárias dentro de edificações, principalmente se o local for úmido. Uma curiosidade é que as fezes dos cupins é que servem de material para ninhos e túneis, que possuem o objetivo de segurança para a locomoção dos soldados e operários.

Esse tipo de cupim se desenvolve confortavelmente em ambiente úmidos, invioláveis, escuros e com má ventilação. Quando a colônia está em edificações, não precisam de contato direto com o solo, apenas umidade suficiente para sustentar a colônia.

O cupim subterrâneo alimenta-se de qualquer material orgânico que contenha celulose, ou seja, móveis de madeira, papéis, tecidos, vegetais vivos e mortos…São necessárias várias trilhas para a procura do alimento.

Uma colônia atinge a maturidade entre 5 a 7 anos. Nessa fase está apta a realizar revoadas para o exterior, visando a formação de novas colônias. Colônias maduras podem realizar o consumo médio diário de 300g de material com celulose. Por esse motivo o combate imediato é imprescindível. A descupinização deve ser realizada com urgência a fim de evitar maiores estragos.

2) Cupim de Madeira Seca
Os cupins de madeira seca formam colônias no interior de estruturas e objetos de madeira, para se alimentar da celulose, o principal componente deste material. Estes insetos são motivados por madeira com umidade inferior a 30%, onde cavam galerias e constroem seus ninhos.

Comparados ao cupim subterrâneo, o cupim de madeira seca é mais lento, possui corpo cilíndrico e pernas curtas. Os cupins de madeira seca atacam móveis, estruturas existentes na casa, utensílios e objetos de madeira, livros e papéis. Raramente infestam árvores vivas mas infestam monumentos históricos, localizados em museus e igrejas.

Quando atacam uma peça, os cupins deixam uma fina “camada” superficial, que é facilmente deformada ou quebrada. As colônias possuem tamanho reduzido e podem viver em objetos pequenos, o que facilita a remoção e a infestação desse tipo de cupim em outros locais. As colônias de cupins de madeira seca têm uma população relativamente pequena e seu crescimento é vagaroso.

3) Cupim Arbóreo
O cupim arbóreo se alimenta de madeira morta, seca e em decomposição. Grande parte das espécies cria ninhos arbóreos, que se encontram em comunicação com o solo por meio de túneis e em altura considerável.

Embora tenha papel importante no equilíbrio do ecossistema, o cupim arbóreo é um problema para a agricultura e para o reflorestamento. Além disso, estão se adaptando às áreas urbanas, oferecendo riscos para residências e empresas e se tornando uma praga urbana que deve ser observada atentamente. No Rio de Janeiro essa espécie já foi encontrada no Museu do Açude, um patrimônio histórico da cidade.

4) Besouro da Madeira ou Brocas de Madeira
As brocas são besouros que perfuram a madeira em busca de alimento ou abrigo. As larvas deste inseto é que são responsáveis pelos ataques à móveis e objetos de madeira, preferindo peças feitas através de artesanato como peças de vime ou cipó.

O ciclo de vida completo desses insetos pode ultrapassar 1 ano e a fase larval é o período mais longo do desenvolvimento deste inseto. A destruição da broca de madeira se caracteriza por buracos na superfície da madeira infestada.

As pessoas só percebem a contaminação de sua mobília ou de outras estruturas de madeira pelas brocas de madeira depois que os adultos emergem, por causa dos buracos que deixam pelo caminho. Raramente os besouros adultos são vistos.

Uma outra marca é o pó de broca, que é encontrado nas peças infestadas, que é semelhante à serragem. Esse pó pode ser confundido com pó de cupim.

Por conta de cada característica das espécies de cupins é importante a inspeção de uma empresa especializada em descupinização para identificar qual a praga que existe no local. O combate só terá eficiência se o cupinicida for específico para a praga a ser combatida.

Solicite um orçamento para o serviço de descupinização com a Termitek. Fundada em 1997 atua em indústrias alimentícias, farmacêuticas, laboratórios, condomínios, entre outros segmentos. Faz parte da rede Uniprag, que possui ampla cobertura nacional no combate de pragas.

Deixe um comentário

A UNIPRAG está presente em todo Brasil

Precisa de ajuda?